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quinta-feira, 12 de maio de 2016

Técnicas de memorização

Técnicas de memorização





  •  Repetição:  A  forma mais simples  de  decorar  uma  determinada  informação  é exactamente  repeti-la um  determinado número de vezes até que esteja totalmente aprendida. Esta técnica é muito utilizada, mas  pode  ser  demasiado  fatigante  ou  mesmo  pouco  útil,  uma  vez que  implica  um  esforço  mental  que resulta muitas vezes no posterior esquecimento de tudo o que foi decorado.



  • Imagens mentais:  esta  técnica  baseia-se  na  ideia  da  memória  fotográfica.  Para  as  pessoas  que tenham facilidades em decorar imagens, aconselha-se o recurso a informação estruturada, que provoque uma  impressão  forte  na  memória  e  obrigue  a  uma  recordação  exacta.  A  grande  desvantagem  deste método é que não pode ser aplicado a todas as matérias.




  • Técnica doespaços: nesta técnica pretende-se utilizar a familiaridade da pessoa com determinado espaço para recordar determinada informação. Assim, por exemplo, pode-se associar a cada rua de uma pequena cidade uma ideia e o indivíduo, enquanto imagina passear-se por esses espaços recorda-se das informações  que  associou  a  cada  um  deles.  Esta  técnica  tem  a  desvantagem  de  implicar  um  bom conhecimento dos espaços, o que não acontece com todos nós, mas também, que a matéria a estudar se associe com ele.






  • Palavra-Chave: a  ideia  desta técnica  é associar um  tópico  a cada palavra-chave,  de modo que ao lembrarmo-nos desse termo nos recordamos de todo um raciocínio ou de toda uma matéria. Embora este método tenha nítidos benefícios do ponto de vista da compreensão da matéria, também é pouco fiável, pois a escolha de uma palavra-chave é muito importante.



  •  Fazer Resumos é de longe a melhor maneira de gravar o conteúdo, pois você recebe a informação e é obrigado a processar essa informação no cérebro para elaborar uma simplificação dessa informação. Dessa forma você compreende primeiro, gera o conhecimento sobre o assunto e repassa isso para outro meio.

    Mas para ser realmente eficiente, os resumos devem ser bem resumidos mesmo, não adianta copiar e transcrever alguns trechos inteiros, o que deve ser feito é dar o seu entendimento sobre o assunto.



  • Fazer Simulados e testar o cérebro é sem dúvida a segunda melhor forma de fixar o conteúdo, intercale exercícios sempre que estiver estudando e seu cérebro entenderá que vai precisar acessar essas informações que estão sendo adquiridas. Então ele vai deixá-las em um lugar fácil de serem acessadas, ou seja, você vai se lembrar do que estudou com mais facilidade.



  • A Auto Explicação é a ação de tirar o cérebro da inércia da leitura e fazê-lo processar as informações estudadas e transforma-las em conhecimento.
    Basicamente consiste em explicar pra você mesmo em voz alta aquilo que você acabou de entender, não é ler em voz alta, é explicar o que acabou de entender, como se tivesse explicando para outra pessoa.
    É uma dicas muito simples, mas muito poderosa. Seguindo este mesmo conceito, se você tiver a oportunidade de explicar a outra pessoa, o benefício é ainda maior.
  •  Acrônimos são siglas que você inventa para gravar assuntos que não exigem apenas entendimento do assunto, mas também uma decoreba básica, por exemplo:
    Resposta: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência
    Impessoalidade
    Moralidade
    Publicidade
    Eficiência

    Quais são os princípios do direito administrativo?
    Ou seja, nesse caso não basta você compreender os assuntos, você deve decorar esses 5 termos e utilizando a técnica dos acrônimos você pode fazer o seguinte, separe as primeiras letras de cada palavra e perceba como fica mais fácil:
    Legalidade
    L I M P E
    É só lembrar do acrônimo LIMPE e fazer a associação depois, fica bem mais fácil decorar a resposta.
Compartilhe essas dicas com seus amigos que estejam estudando para alguma prova, com certeza eles vão gostar!
Boa sorte e não pare de estudar.

Inscrições do ENEM vão até dia 20 de maio







 Vamos ficar atentos as datas.

DICAS


a) Inscrição
Fique atento ao período de inscrições. Você pode se inscrever no Enem 2016, exclusivamente pela internet, entre as 10h do dia 09 de maio de 2016 às 23h59 do dia 20 de maio de 2016.

Leia o edital com atenção e preencha todos os campos solicitados de forma precisa. Lembre-se que a responsabilidade pelas informações é dos participantes.
Mantenha seus dados de contato (e-mail e telefone) atualizados. O Inep poderá enviar informações importantes sobre o exame e as comunicações são feitas pelos contatos informados na inscrição.
Alterações nos dados cadastrais, opção de cidade de provas ou de língua estrangeira serão permitidas apenas durante o período de inscrição.

b) Cartão de confirmação

O cartão de confirmação de inscrição estará disponível para impressão na Página do Participante, com as seguintes informações:
- número de inscrição;
- data, hora e local de realização das provas;
- indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou do(s) atendimento(s) específico(s), devidamente solicitado(s) no ato da inscrição, quando for o caso;
- opção de língua estrangeira; e
- solicitação de certificação, quando for o caso.
Para obter o cartão, o participante deve acessar o endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. É preciso informar CPF e senha.

c) Como são as provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.
Confira os dias das provas:
5 de novembro de 2016 (sábado)
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
Tempo para as provas: 4 horas e 30 minutos.
6 de novembro de 2016 (domingo)
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
- Redação e;
- Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para as provas: 5 horas e 30 minutos.

d) No dia da prova

Os portões de acesso são abertos às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário de Brasília), já que é proibida a entrada após o fechamento dos portões.
Depois que os portões fecharem, às 13h, uma série de procedimentos de segurança é realizada. As provas têm início às 13h30.
IMPORTANTE!
- Verifique com antecedência, na Página do Participante, a validação da inscrição e o local de realização das provas.
- Faça o trajeto até o local com antecedência e evite atrasos no dia da aplicação.
Nesse link você acessa o portal do INEP e consegue realizar sua inscrição. Separe de 15 a 20 minutos  para preencher o questionário.

Boa sorte e nunca deixe de estudar!


quarta-feira, 11 de maio de 2016

Já parou para pensar "De onde vem as boas ideias?"























De onde vêm as boas ideias?

No livro De Onde Vêm as Boas Ideias, o escritor busca encontrar um modelo no surgimento de descobertas científicas e inovações tecnológicas. O autor apresenta sete padrões fundamentais para investigar o desenvolvimento da tecnologia e da ciência no mundo.Há quem acredite que as melhores ideias nascem em momentos de inspiração individual ou das famosas epifanias. Mas Steven Johnson, o “Darwin da Tecnologia”, aponta como a história conta uma versão diferente: as grandes inovações criadas pela humanidade não resultaram de prodigiosos talentos ou de mentes superiores isoladas. As maiores invenções, ao contrário do que costumamos pensar, precisaram de ambientes propícios onde pudessem florescer.

“Este é um livro sobre o espaço da inovação. Alguns ambientes sufocam novas ideias; outros parecem gerá-las sem esforço. A cidade e a Web foram motores de inovação desse tipo porque, por razões históricas complexas, ambas são ambientes poderosamente propícios à criação, à difusão e à adoção de boas ideias”, comenta.
Steven Johnson desmistifica as grandes criações. Para ele, elas não são fruto de gênios criativos que num insight repentino são capazes de criar algo que mudará para sempre a história. Pelo contrário, as grandes criações resultam do amadurecimento de uma longa pesquisa, do exercício de pensar sobre, e, sobretudo, do ambiente.
A imagem do gênio solitário que tem um estalo, portanto, não passaria de mito. “Os momentos eureca são raros. E, quando realmente acontecem, são resultado de um processo lento e evolucionário”.
No livro, o autor fala em cada capítulo sobre sete características que considera fundamentais, como padrões para o processo de inovação:

1. O adjacente possível: as ideias evoluem a partir de outras

Trata das combinações que você pode fazer em cada estágio. Cada combinação dá origem a outro tanto de variações, numa sequência que pode formar uma célula. Daí, mais combinações, variações e possíveis resultados.
Adjacente possível é como as portas de uma sala. Cada uma que você escolher abrir vai dar em outra sala com outras portas e o desdobramento é infinito. Mas não dá para pular salas inteiras, tem que percorrer todo o caminho.
Um exemplo: o Youtube não seria o sucesso que é se tivesse sido criado nos anos 80, pois a web não comportava vídeos com as facilidades de hoje e ainda não tinha banda larga. Então, antes de desenvolver uma ideia, tem que dar uma olhada nas portas para ver o desdobramento imediato. Às vezes, é preciso esperar mais um pouco.

2. Redes Líquidas: as redes nas quais as informações se chocam constantemente.

Quanto maiores as possibilidades de conexões e adjacentes possíveis, mais favorável é o ambiente. Afinal, já ficou claro que boas ideias são resultadas de conexões.
Para ter boas ideias, são necessárias duas pré-condições: uma grande rede e que essa rede tenha capacidade de se adaptar e adotar novas configurações.
Atenção: não é que as redes sejam inteligentes; os indivíduos é que se tornam mais inteligentes quando se conectam nela. Esse é o motivo pelo qual cidades maiores costumam ser mais propícias a boas ideias; elas reúnem mais pessoas diferentes, culturas e modos de organização. Quando o indivíduo se conecta nessa rede, tem mais elementos para recombinar; seu adjacente possível aumenta com o tamanho da rede em que está inserido.

3. A intuição lenta: o processo para se tornar uma “descoberta”

Como Malcolm Gladwell – autor de Blink: a desisão num piscar de olhos – já demonstrou, a intuição é quando nosso cérebro trabalha em background com todas as conexões que conseguiu acumular, correlatas ou não, até a hora que a linha de raciocínio se completa. Aí, a pessoa fica achando que teve uma epifânia e grita eureka. Mas o trabalho é bem mais lento do que se imagina. As conexões levam anos para encontrarem um caminho de se ligarem umas às outras e também dependem dos adjacentes possíveis.
Por isso é que Steven critica os brainstormings da maneira como são feitos; a probabilidade das conexões entre os participantes encontrarem um caminho entre os adjacentes possíveis em tão pouco tempo é bastante improvável. O autor recomenda que todas as ideias e informações sejam registradas e revistas frequentemente (hábito que Darwin tinha).

4. Serendipitia: as descobertas aparentemente acidentais

Essa palavra tem origem em um conto persa, onde três reis foram visitar uma princesa e descobriram no caminho várias coisas que não estavam procurando. Serendipitia é encontrar soluções por acaso.
Exemplo clássico é o forno de microondas, que foi inventado depois que um pesquisador percebeu que os chocolates derretiam em seu bolso.
Para isso, é preciso provocar constantemente conexões inusitadas e pensar sobre como elas poderiam ser desdobradas; mas o histórico de conexões internas tem que estar preparado para a sintonia, senão nada acontece. A Web pode ajudar bastante quando a gente encontra assuntos interessantes que não estava procurando, por exemplo, mas a mente tem que estar preparada, senão é só perda de tempo.

5. Erros: o erro como aprendizado

As pessoas que têm mais boas ideias, também erram mais (é claro, elas fazem mais conexões). O engraçado é que às vezes a gente acha que existe um erro só porque não tem explicação para o fenômeno. Os cientistas que descobriram sinais do Big Bang levaram mais de um ano achando que as manchas que estavam enxergando eram problema do telescópio.

6. Exaptação: as invenções de uma área aplicadas em outra

Esse é um termo emprestado da biologia que descreve organismos otimizados para funções específicas, mas que depois foram usadas para outros fins com sucesso. Na inovação, um bom exemplo é a prensa de Gutenberg que foi inspirada nas prensas de uva para fazer vinho.
Outro exemplo é a World Wide Web, que nasceu dentro de um laboratório para servir de plataforma de pesquisa para hipertextos e hoje serve para tanta coisa que ninguém tinha pensado antes. Ou ainda o GPS, que foi concebido para fins militares e agora é onipresente nos táxis das cidades grandes.

7. Plataformas: as camadas superpostas ou processos generalizados de sedimentação do saber

Nenhuma boa ideia começa do zero; parafraseando Isaac Newton, para ver mais longe é preciso ficar em pé sobre ombors de gigantes. Se você usou plataformas abertas (sejam tecnológicas, matemáticas, literárias, artísticas ou o que for) para desenvolver sua ideia, seja generoso e deixe sua plataforma disponível para os que vêm a seguir. Todo mundo ganha assim.

Conclusão

A opinião de alguém em sua tese pode ajudá-la a crescer, seja corrigindo-a ou complementando-a. Essa relação de compartilhar uma ideia é benéfica, porém, ao juntarmos duas ou mais ideias, o resultado obtido é muitas vezes mais interessante. Elas podem se somar ou se complementar, afinal ideias são abstratas e moldáveis.
Resumindo:
  • As melhores ideias não surgem de surtos repentinos de perspicácia e inspiração;
  • As ideias mais interessantes levam tempo para evoluir e passam um bom tempo hibernadas;
  • As boas ideias surgem da colisão de pelo menos dois palpites menores, que formam algo maior que eles próprios;
  • Precisamos de informação, colaboração e ambientes que permitam a criatividade e a mistura de ideias gerando inovação;
Sempre observei que as pessoas tem receio em compartilhar as suas ideias basicamente pelo medo de ser ridicularizado e o medo da ideia ser roubada. O meu conselho é: compartilhe e ouça as opiniões de outras pessoas, mas saiba filtrar o que é importante do que é apenas obstáculo. O grande propulsor da inovação está na conectivida.









Fonte: uxdisigner-Roney Stones

Você sabe o que significa MBA?

MBA


MBA é uma sigla inglesa para Master in Business Administration que em português significa Mestre em Administração de Negócios. MBA é um curso de formação de executivos na área de administração, estudando matérias de finançascontabilidaderecursos humanosmarketing entre outras.

O MBA tem um grau de mestrado, mas no Brasil não é reconhecido desta forma. Aqui ele é enquadrado como uma especialização, e apenas isto. O título de Mestre reconhecido no Brasil tem de ser feito em escolas renomadas do Exterior, onde ainda faz mais diferença, além do estudante ganhar maior experiência participando de outras culturas.

No Brasil

Art. 6º Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto nesta Resolução.
§ 1º Incluem-se na categoria de curso de pós-graduação lato sensu os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes.

Para fazer um MBA, é necessário que o candidato seja um profissional que já tenha uma certa experiência de mercado, há pelo menos três anos, ter fluência em inglês, principalmente se vai cursar fora do Brasil, e fazendo uma entrevista e entregando seu currículo demonstrar que está apto para ser selecionado e estudar muito. Neste curso o profissional vai aprender como administrar uma empresa, que poderá ser seu negocio próprio ou trabalhar em um grande grupo.
O MBA é um curso oneroso, e varia de acordo com a matéria escolhida, a escola, a duração e a qualidade do mesmo. Se for um curso fora do Brasil, e for realizado em uma escola renomada pode chegar a aproximadamente US$ 120 mil. Mas este valor certamente se diluirá com o passar do tempo, de acordo com as possibilidades de trabalho que o mercado oferece.

Ranking MBA

Segundo uma lista divulgada em 2014 pelo jornal britânico Financial Times, o Harvard Business School dos Estados Unidos é o melhor MBA, sendo que o Standford Graduate School (também dos EUA) e o London Business School ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Neste ranking, composto por 100 cursos de MBA, o Instituto Coppead de Administração (curso disponibilizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro) ficou na 79ª posição.



Fonte: Significados.com

Balcão de emprego de Macaé

Balcão de emprego de Macaé, RJ, tem 363 vagas

Oportunidades são em áreas distintas.
Interessados devem agendar vagas e comparecer a Agetrab.




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O balcão de emprego de Macaé, no interior do Rio, abriu 363 vagas em áreas distintas. Interessados devem se cadastrar e agendar as vagas no site da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab) e depois comparecer a sede da unidade. A documentação necessária para cada serviço está no próprio site.

As vagas disponíveis atendem todos os níveis de escolaridade. O número de oportunidades para representante de atendimento lidera o ranking. 

A Agetrab está localizada na Rodovia Amaral Peixoto, em frente ao Estádio Cláudio Moacyr, na Barra de Macaé.

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A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda divulga, diariamente, uma listagem atualizada com descrição das vagas de emprego disponíveis no mercado de Macaé, relacionadas a diversas áreas.

Além de fazer a captação de vagas diretamente nas empresas, o órgão também realiza diariamente o cadastro de trabalhadores que estão em busca de emprego a partir de agendamento prévio. O serviço é gratuito tanto para as empresas quanto para os trabalhadores.

Não é permitida a entrada de bermuda ou short, camisetas e trajes de banho na Central do Trabalhador.
Endereço: Rua Doutor Télio Barreto, 28 - Centro.
Horário de funcionamento: 
8h30 às 17h.
Telefones: 
(22) 2762-4518 / (22) 2762-4740 / (22) 2772-6845.





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