O que você quer encontrar?

sábado, 7 de maio de 2016

Sucesso na crise.

Sucesso na crise: 10 coisas que aprendi remando contra a maré

A crise é um ambiente perfeito para os mais determinados, para os destemidos, para os que não se esmorecem por conta das adversidades.


Comecei minha carreira em 1991, quando tive minhas primeiras lições de mercado ainda aos 19 anos de idade. Qual era o cenário naquela ocasião? Fernando Collor de Melo era o presidente do Brasil. Eleito em 1989, tomou posse em 1990. O Brasil vivia uma inflação louca de mais de 80% ao mês. O preço de tudo mudava duas vezes por dia e até mesmo as donas de casa precisavam agir como verdadeiras economistas para aplicarem seu dinheiro.
Para que você entenda bem o que significa uma inflação de 80% ao mês, imagine que o seu salário é de 100 reais. Ao final do mês ele se tornava algo equivalente a 20 reais, porque 80% dele foi consumido pela inflação. Para isso, existiam complexos dispositivos bancários e de indexações para que as pessoas conseguissem proteger um pedaço de seu poder de compra. Era um caos.
Na tentativa de resolver a economia, uma das primeiras decisões do governo Collor foi um pacote ousado e inesperado de confisco de dinheiro da população. O chamado Plano Collor. Todos os brasileiros tiveram a poupança confiscada, deixando apenas um pequeno valor à disposição de cada um. O valor confiscado seria, um dia, devolvido para todos. Alguns se suicidaram, outros que tinham compromissos a serem honrados quebraram e houve uma revolta generalizada. O que se esperava era que, como os ricos são a minoria, que a grande massa aprovasse as medidas. No dia 29 de dezembro de 1992, no entanto, Collor foi deposto pelo processo de impeachment. Três dias antes, no dia 26 de dezembro, com 20 anos, eu me casava com Luciana, que tinha 17 anos de idade. Estávamos decididos a iniciar a nossa vida e escrever a nossa história com as nossas própria mãos.
Nesse cenário, com o mercado sem dinheiro, desemprego alto, recessão e com inflação explodindo, foi que eu comecei minha carreira profissional. Nessa época, dizer que falar inglês um dia seria importante como sabemos hoje era uma grande novidade. Enquanto as pessoas trabalhavam para sobreviver, vender cursos de inglês requeria uma habilidade e idealismo acima da média.
Trabalhei por quatro anos nessa empresa e escalei vários cargos até ser um diretor de quatro cidades, responsável por 20 gerentes em minha divisão, ganhando 7 mil dólares por mês, com apenas 22 anos de idade. Em 1994, entrou em cena o Plano Real, que finalmente conseguiu implantar uma economia estável no Brasil. Esse cenário coincidia com minha decisão de largar aquele ganho, pedindo demissão da empresa que representou para mim o meu MBA em cenários turbulentos, para abrir meu próprio negócio. Em abril de 1995, inaugurei a primeira escola da WiseUp, que 18 anos mais tarde veio a ter quase 400 escolas em funcionamento em 6 países e que gerou mais de 10 mil empregos diretos no Brasil.

O que aprendi naquele ambiente turbulento?

1. Crise é sinônimo de oportunidades. Não gosto de crises e prefiro muito mais os ambientes estáveis. No entanto, não temos controle sobre o que acontece no país e no mundo. Logo, as crises sempre virão e se destacam os que sabem lidar com ela, ou melhor, os que sabem aproveitar as oportunidades que aparecem no meio delas. Eu costumo dizer que, em momentos de crises, o dinheiro troca de mão. Os velhos ricos sempre darão o lugar aos novos ricos que virão de baixo, os que são mais resistentes às mudanças e são mais arrojados, enquanto os velhos ricos ficam na defensiva, porque acham que têm algo a perder. Geralmente, perdem por não saírem da defesa e acabam levando uma goleada. Afinal, quem não faz leva.
2. Numa crise, é preciso ter um grau maior de idealismo. Prosperar no deserto da crise requer mais idealismo. Tecnocratas não resistem aos percalços e não encontram razão para acordar pela manhã. Mergulham na lamúria da autopiedade e se afogam no mar das lamentações. A crise é o campo de batalha perfeito para você tirar a poeira de sua espada e escudo que ficaram guardados nos momentos de bonança. Associar seu negócio a um ideal mais forte e saber envolver seu time nesse propósito fará com que você consiga navegar contra o vento e a correnteza.
3. Durante a crise é preciso mudar a mentalidade e parar de fazer comparações. O mercado muda, a economia muda, a realidade muda. Logo, é preciso compreender as mudanças, reformatar a visão e sua compreensão da realidade e olhar para a frente. Evite ficar fazendo comparações com o passado, falando da época em que o dólar custava R$ 1,56, que você viajava para o exterior todos os anos e que tudo era mais fácil. Essa época passou e, agora, quanto mais tempo você levar para compreender que a realidade mudou e, por isso, sua mentalidade e disposição também precisam mudar, menos chances terá de prosperar durante a crise e maior será a possibilidade de você aumentar as estatísticas de fracasso.
4. Na crise, o que é problema para alguns, desemprego por exemplo, pode ser uma oportunidade para você. Excelente mão de obra fica disponível em tempos assim. Pessoas que querem virar o jogo e, por isso, podem se tornar excelentes aliados para construir seu projeto ao seu lado. Em tempos de crise, as pessoas precisam se preparar. Por isso, o setor de educação é sempre uma tendência.
5. Em tempos de dólar alto, exportar seu produto ou serviço pode ser uma boa saída. A expansão internacional pode ganhar o lugar da abertura de novas filiais no país e a conquista de novos mercados em terras estranhas se tornar uma nova tendência.
6. Durante a crise, separe as estações. É muito comum em tempos de crises acontecerem manifestações e mobilizações em torno do ambiente político. Não permita que essa agenda ocupe 100% de seu foco. Faça sua parte. Mas, no dia seguinte, volte para seu trabalho, para seu projeto e concentre-se em liderar sua equipe na direção certa. Cuidado para não transformar sua equipe de trabalho num movimento social. Em casos assim, a produtividade cai mais de 50% por um erro estratégico de gestão de pessoas.
7. Afaste-se dos que aproveitam a crise para justificar o fracasso. É fato que muitos passam dificuldades numa crise. No entanto, para vencer enquanto ela durar, é preciso reposicionar sua mentalidade e seu foco, e estar atento às oportunidades, como já citei. No entanto, os que não foram capazes de fazer isso rapidamente passarão por muitas dificuldades. Alguns, em vez de aprenderem com a experiência, não se levantam mais e acabam por influenciar outros que ainda lutam por seus objetivos. Selecione bem quem vai ter a permissão de depositar informações nos seus ouvidos.
8. Durante a crise, observe quem está vencendo. Busque identificar os que surfarão as melhores ondas. Observe o que fazem, suas táticas, como abordam o mercado e a razão de seu sucesso. Aprender com maiores referenciais é sempre recomendável em qualquer cenário, em especial numa crise.
9. Não se apegue a nada. Se o seu produto ou serviço não fazem mais sentido, mude, recomece, identifique e observe a sinergia entre a atividade que você exerceu e as novas tendências a fim de otimizar os esforços e investimentos para seu novo foco.
10. Por fim, a crise é um ambiente perfeito para os mais determinados, para os destemidos, para os que não se esmorecem por conta das adversidades e desejam mudar de vida e proporcionar uma vida melhor para sua família, apesar do cenário adverso.
Coitadistas e vitimistas padecem na crise e estão sempre prontos a encontrar um culpado. Numa crise, os protagonistas são os que terão história para contar e darão muitas risadas no futuro, contando para seus filhos e netos como venceram em meio ao caos.
Por fim, a crise pode acontecer na cidade, no país ou até no mundo. No entanto, você pode não sofrer os efeitos dela, ou melhor, pode até crescer durante a crise, se tiver a mentalidade certa e souber posicionar seu projeto com inteligência. A propósito, no ano de 2008, quando o mundo entrou numa grande crise financeira, foi quando minha empresa começou a crescer mais de 50% ao ano, contrariando todas as estatísticas.
Sobre crise, eu não li em um livro e nem escutei sobre isso numa cadeira da faculdade. Vivi tudo intensamente nas últimas duas décadas e com resultados positivos. Vivo hoje mais uma vez, empreendendo em diversos setores. Desejo a você todo sucesso nessa nova fase do Brasil. Não é fácil, mas é possível.
Força, GV. Quero ouvir e contar suas histórias de sucesso.
Quanto às minhas histórias, também quero continuar fazendo jus e obtendo bons resultados para poder compartilhar com você por aqui todos os dias.



Sobre o autor



Flávio Augusto da Silva
É um dos principais ícones do empreendedorismo no Brasil. Fundou a Wise Up e, mais tarde, o Ometz Group, que englobou uma série de empresas fundadas por ele e em 2013 foi vendido para a Abril Educação, da qual passou a ser sócio. No mesmo ano, adquiriu o Orlando City, clube da principal liga norte-americana de futebol. É também o idealizador do Geração de Valor, projeto focado em inspirar jovens que estão iniciando a carreira e desejam chegar mais longe, aprendendo com a experiência de um empreendedor de sucesso. Entre em contato diretamente com o Flávio no Geração de Valor.

20 frases para usar no cartão de Dia das Mães


20 Frases para usar no

 cartão de Dia das Mães





1. Um amor mais forte que tudo, mais obstinado que tudo, mais duradouro que tudo, é somente o amor de mãe. Você é tudo para mim, mãe!
2. O amor da mãe pode ser traduzido em uma palavra: doação. Falar desse sentimento é entender que ele é a mais completa forma de amor. Feliz Dia das Mães!
3. Mãe você é a estrela da minha vida que faz brilhar os meus dias mais sombrios que faz meu coração aquecer no frio. Você é a pureza do amor!
4. Nenhuma língua é capaz de expressar a beleza e a força de uma mãe. Feliz Dia das Mães!
5. Mãe, posso tentar fazer tudo para retribuir o que você fez por mim, mas sei que nunca vou conseguir nem chegar perto, então queria deixar registrado todo o amor que sinto por você
6. Mãe, você não se curva diante das dificuldades, mas as vence. Seu amor me encanta, sua força me orgulha e sou realmente privilegiado por tê-la em minha vida.
7. Mãe, és a única pessoa do mundo que sempre estás presente de forma incondicional. Se te rejeito, me perdoas. Se me equivoco, me acolhes. Se meus amigos não me acolhem, me abres uma porta. Se estou feliz, celebras comigo. Se estou triste, não sorris até me fazer rir. Obrigado por seres minha amiga incondicional!
8. Mãe, são três letras apenas. O Céu também tem três letras e nelas cabem o infinito. Feliz Dia das Mães!
9. O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível. Obrigado mamãe!
10. Amar ao pequeno até que cresça; ao enfermo, até que se cure; ao ausente, até que volte; só a mãe pode amar assim. Feliz Dia das Mães!
11. Mamãe, você pode não saber o quanto eu te amo, deve ser porque não o expresso. Mas meu coração fica radiante quando chego em casa e encontro-a ao meu lado. O meu mundo não é nada se você não estiver nele. Parabéns Pelo Seu Dia!
12. Mãe de barriga ou mãe de vida, mãe desde sempre ou escolhida… Os tipos mudam, mas o amor não. Feliz Dia das Mães!
13. Mãe, o Dia das Mães é só uma vez por ano, mas eu amo você todos os dias.
14. Mãe, todo o dia é o seu dia! Se eu pudesse, eu te daria um caminhão de flores de todas as cores, o céu inteiro e o mar… Pois eu amo te amar. Feliz Dia das Mães!
15. Que cada amanhecer seja para você um convite para sonhar, um apelo para viver e uma oportunidade para amar. Feliz Dia das Mães!
16. Mãe, todos os dias eu agradeço pela vida que você me deu. Mas, neste Dia das Mães, eu quero agradecer pelo exemplo que você é. Com toda a gratidão e amor que aprendi com você quero lhe desejar um feliz e lindo Dia das Mães. Te amo!
17. Mãe, você plantou em mim o amor, harmonia e paz. Soube ensinar-me a ser alguém antes de ter. Você mostrou sempre como amar e perdoar. Agradeço a Deus por você ser minha mãe. Feliz Dia das Mães!
18. Mãe, a vida nos presenteia com pessoas maravilhosas como você, que ensinam pelo saber, pelo exemplo e pelo amor incondicional. Parabéns pelo seu dia.
19. Teus braços sempre se abrem quando preciso de um abraço. Teu coração sabe compreender quando preciso de uma amiga. Teus olhos sensíveis se endurecem quando preciso de uma lição. Tua força e teu amor me dirigiram pela vida e me deram as asas que precisava para voar.
20. Obrigado, mãe, por me trazer ao mundo, ensinar-me tudo que é importante para nele viver e, acima de tudo, por fazer parte do meu mundo.








Fonte:www.semprefamilia.com.br

As 7 profissões mais bem pagas.



Muitas pessoas consideram o nível salarial um fator determinante na escolha da carreira. Em alguns setores econômicos de grande crescimento, há profissões que alcançam remuneração de R$ 60 mil em cargos gerenciais. Outras áreas mais valorizadas, como Medicina e Engenharia, garantem salários expressivos já no início da carreira, em diferentes segmentos de atuação.
Independentemente dos altos e baixos da economia, há profissões que se mantêm fortalecidas no mercado de trabalho, seja pela demanda crescente por profissionais qualificados, ou por especializações que dão conta de atender às novas demandas.



1. Medicina/Saúde

As áreas de Saúde e Qualidade de Vida garantem ótimos salários aos profissionais. Quanto maior a especialização e o tempo de carreira, maior a remuneração. A média nacional para profissionais formados em Medicina é de R$ 8,4 mil e a cirurgia plástica é a especialidade com maior retorno, garantindo salário médio de R$ 18,5 mil. Já os profissionais que aliam uma graduação a outras formações multidisciplinares podem conquistar patamares mais altos. O salário de um Diretor Médico de Hospitais, por exemplo, pode chegar a R$ 50 mil.

2. Engenharia

As carreiras na área de Engenharia estão no segundo lugar do ranking das mais valorizadas no País, perdendo apenas para a área de Medicina. Preste atenção aos segmentos de atuação mais recentes e que devem manter altas médias salariais nos próximos anos, como a Engenharia Ambiental e a Engenharia de Petróleo e Gás. Um Engenheiro Ambiental, por exemplo, tem salário inicial de R$ 3,6 mil e um Engenheiro do Petróleo tem salário médio de R$ 15, 5 mil, podendo chegar a R$ 60 mil, em cargos gerenciais.

3. Direito
As áreas de Direito Empresarial, Internacional, Tributário e Civil são as que garantem melhor remuneração. É um setor com boas oportunidades também em concursos públicos. Um Assessor Jurídico pode ganhar até R$ 7 mil, e esse mesmo valor corresponde à média salarial nacional de um Advogado Empresarial. Já um Diretor Jurídico do mercado financeiro pode ganhar até R$ 40 mil.

4. Administração/Finanças

O administrador tem vasto campo de trabalho e pode atuar nos mais variados setores econômicos. Para garantir uma boa remuneração, este profissional, assim como o da área de Finanças, deve buscar especializações e acumular experiência. Um Supervisor Administrativo tem salário médio de R$ 4,9 mil e umConsultor Financeiro ganha, em média, R$ 7 mil. No auge da carreira, um Diretor Financeiropode chegar a ganhar R$ 30 mil, nos grandes centros.

5. Recursos Humanos

O executivo de Recursos Humanos está entre os profissionais mais requisitados pelo mercado, por desempenhar papel cada vez mais estratégico nas organizações. A remuneração das carreiras da área de RH dobrou nos últimos anos.  Um Coordenador de Cargos e Salários tem média salarial de R$ 6,4 mil e um Gerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos tem remuneração média de R$ 8,6 mil. O cargo de Diretor de Recursos Humanos está no topo da categoria, com salário de até R$ 43 mil.

6. Tecnologia da Informação

As profissões da área de TI, além de bem remuneradas, apresentam rápida valorização. Um Analista de Sistemas em início de carreira, por exemplo, tem salário médio de R$ 4,2 mil. Em três anos, sua média salarial pode chegar a R$ 7 mil. Com mais de dez anos de experiência, sua remuneração alcança R$ 17 mil. Isso sem falar nas possibilidades de especialização: um profissional de TI no Brasil com mestrado recebe o piso salarial médio de R$ 9,2 mil e um Diretor Técnico e de Operações do mercado de tecnologia pode ganhar até R$ 50 mil.

7. Marketing/Vendas

O trabalho dos profissionais de Vendas e Marketing é essencial para o bom
relacionamento entre os clientes e as organizações. Um Gerente de Atendimento tem salário inicial médio de R$ 4,5 mil, podendo chegar a R$ 7,3, valor semelhante à média nacional do salário de um Analista de Marketing, R$ 7,5 mil. A média nacional para a função de Diretor Comercial é de R$ 17,9 mil e um Diretor Comercial da área de Telecom, no auge da carreira, pode ter remuneração de até R$ 50 mil.
Fonte: Exame.com/Ipea/Catho/Revista Pense Empregos

Um profissional satisfeito tem mais chances de ser bem-sucedido

O retorno financeiro de uma profissão é condição essencial para o planejamento do seu futuro pessoal e profissional. No entanto, especialistas da área de Recursos Humanos alertam que esse não deve ser o único parâmetro a considerar, pois o respeito aos interesses e aptidões de cada indivíduo é o que forma a base para a conquista do sucesso em qualquer profissão. A escolha da carreira deve passar também por uma análise vocacional.  Os profissionais bem-sucedidos são aqueles que, além de obter retorno financeiro, conseguem satisfação e realização por meio do exercício de sua atividade.
Por isso, na hora de escolher uma profissão, procure se informar sobre as tendências mais recentes do mercado de trabalho e reflita sobre alguns aspectos:
  • Você sabe se as empresas estão procurando por um profissional com a formação que deseja obter?
  • O serviço que você quer prestar é muito solicitado na região onde mora?

Nunca pare de estudar!

Lembre-se ainda que o aperfeiçoamento contínuo, com cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, idiomas, entre outros, é condição essencial para o crescimento na carreira. Segundo um estudo do Insper de 2012, que usou dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad) o diploma universitário garante ao profissional salário até 167% mais alto que o de trabalhadores que concluíram apenas o Ensino Médio. Os profissionais que se mantêm competitivos são os que nunca param de estudar!




Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br





Postagens mais recentes Página inicial