O que você quer encontrar?

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Técnicas de memorização

Técnicas de memorização





  •  Repetição:  A  forma mais simples  de  decorar  uma  determinada  informação  é exactamente  repeti-la um  determinado número de vezes até que esteja totalmente aprendida. Esta técnica é muito utilizada, mas  pode  ser  demasiado  fatigante  ou  mesmo  pouco  útil,  uma  vez que  implica  um  esforço  mental  que resulta muitas vezes no posterior esquecimento de tudo o que foi decorado.



  • Imagens mentais:  esta  técnica  baseia-se  na  ideia  da  memória  fotográfica.  Para  as  pessoas  que tenham facilidades em decorar imagens, aconselha-se o recurso a informação estruturada, que provoque uma  impressão  forte  na  memória  e  obrigue  a  uma  recordação  exacta.  A  grande  desvantagem  deste método é que não pode ser aplicado a todas as matérias.




  • Técnica doespaços: nesta técnica pretende-se utilizar a familiaridade da pessoa com determinado espaço para recordar determinada informação. Assim, por exemplo, pode-se associar a cada rua de uma pequena cidade uma ideia e o indivíduo, enquanto imagina passear-se por esses espaços recorda-se das informações  que  associou  a  cada  um  deles.  Esta  técnica  tem  a  desvantagem  de  implicar  um  bom conhecimento dos espaços, o que não acontece com todos nós, mas também, que a matéria a estudar se associe com ele.






  • Palavra-Chave: a  ideia  desta técnica  é associar um  tópico  a cada palavra-chave,  de modo que ao lembrarmo-nos desse termo nos recordamos de todo um raciocínio ou de toda uma matéria. Embora este método tenha nítidos benefícios do ponto de vista da compreensão da matéria, também é pouco fiável, pois a escolha de uma palavra-chave é muito importante.



  •  Fazer Resumos é de longe a melhor maneira de gravar o conteúdo, pois você recebe a informação e é obrigado a processar essa informação no cérebro para elaborar uma simplificação dessa informação. Dessa forma você compreende primeiro, gera o conhecimento sobre o assunto e repassa isso para outro meio.

    Mas para ser realmente eficiente, os resumos devem ser bem resumidos mesmo, não adianta copiar e transcrever alguns trechos inteiros, o que deve ser feito é dar o seu entendimento sobre o assunto.



  • Fazer Simulados e testar o cérebro é sem dúvida a segunda melhor forma de fixar o conteúdo, intercale exercícios sempre que estiver estudando e seu cérebro entenderá que vai precisar acessar essas informações que estão sendo adquiridas. Então ele vai deixá-las em um lugar fácil de serem acessadas, ou seja, você vai se lembrar do que estudou com mais facilidade.



  • A Auto Explicação é a ação de tirar o cérebro da inércia da leitura e fazê-lo processar as informações estudadas e transforma-las em conhecimento.
    Basicamente consiste em explicar pra você mesmo em voz alta aquilo que você acabou de entender, não é ler em voz alta, é explicar o que acabou de entender, como se tivesse explicando para outra pessoa.
    É uma dicas muito simples, mas muito poderosa. Seguindo este mesmo conceito, se você tiver a oportunidade de explicar a outra pessoa, o benefício é ainda maior.
  •  Acrônimos são siglas que você inventa para gravar assuntos que não exigem apenas entendimento do assunto, mas também uma decoreba básica, por exemplo:
    Resposta: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência
    Impessoalidade
    Moralidade
    Publicidade
    Eficiência

    Quais são os princípios do direito administrativo?
    Ou seja, nesse caso não basta você compreender os assuntos, você deve decorar esses 5 termos e utilizando a técnica dos acrônimos você pode fazer o seguinte, separe as primeiras letras de cada palavra e perceba como fica mais fácil:
    Legalidade
    L I M P E
    É só lembrar do acrônimo LIMPE e fazer a associação depois, fica bem mais fácil decorar a resposta.
Compartilhe essas dicas com seus amigos que estejam estudando para alguma prova, com certeza eles vão gostar!
Boa sorte e não pare de estudar.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: